Podemos Nadar Depois de Comer? Os Mitos da Natação

Swimming

Nadar é bom para a saúde. Ter uma piscina permite nadar mais e assim contribuir para ter mais saúde. Mas muitas pessoas agarram-se a desculpas para não querer comprar uma piscina. Algumas dessas desculpas são baseadas em mitos que não têm nada de verdade. Vejamos então alguns dos mitos mais comuns sobre natação e piscinas:

É perigoso comer antes de nadar

SwimmingEsta ideia é tão conhecida entre as pessoas em Portugal que quase parece ser verdade, mas não é. Para mais detalhe pode-se consultar o artigo “nadar depois de comer”, mas para simplificar fique com a ideia de que se comer algo leve pode ir tomar banho à vontade. Por outro lado se comer demasiado é importante que se for para a água não faça esforço em excesso, uma vez que é o aumento de atividade física que pode provocar a paragem de digestão.

O cloro faz o cabelo ficar verde

O responsável por tornar o cabelo verde é o sulfato de cobre, uma substância pouco usada uma vez que o combate ao aparecimento de algas é feito pela adição de cloro à água. Contudo é importante relembrar que o cloro seca e pode danificar o cabelo pelo que é importante limitar a exposição do cabelo a águas fortemente cloradas.

Aparece uma cor azul quando se urina na piscina

Embora cerca de 52 por cento das pessoas acreditem que as piscinas possam ter um corante que irá mostrar quando as pessoas urinam na piscina, tal produto não existe. Contudo para a sua saúde e das pessoas que o rodeiam o melhor é usar sempre a casa de banho.

O cloro mata tudo na água da piscina

O cloro tem capacidade para eliminar algumas bactérias da água e ajuda a prevenir algumas doenças que podem ser transmitidas através da água. Contudo é necessário ter em atenção os níveis de pH da água e a coloração para ver se realmente não existe problema em tomar banho na piscina. Usar cloro em excesso não é sinal de esterilização.