Pode Nadar com Infeções Fúngicas?

Olympic_Swimming_Pool_-_Fast_Lane

Os fungos serão sempre uma preocupação, especialmente em piscinas. Se encontrar sintomas, procure um médico, caso contrário não só poderá piorar a sua situação, como colocar outros em risco de contrair a infeção. Não serão meramente os seus problemas a influenciar a experiência dos outros numa piscina; da mesma forma, qualquer problema que sofra poderá ser potenciado pelos problemas dos outros. Tudo num círculo vicioso.

MOlympic_Swimming_Pool_-_Fast_Laneicoses, dermatites, foliculites, verminoses, conjuntivites, impetigos, otites, candidíases, e muito mais. Não é só a água, mas todos os equipamentos instalados para comodidade que poderão propiciar e incrementar este tipo de situações (chuveiros, cadeiras).

Nas piscinas públicas, por vezes é exigido um simples atestado médico, o que nem sempre acontece. No entanto, o principal será mesmo o tratamento da água nas piscinas e os seus cuidados prévios e posteriores. Mesmo na praia terá de tommar atenção.

As piscinas serão o maior risco para si e para os outros. Caso a água seja convenientemente tratada, esses perigos diminuirão acentuadamente ou tornar-se-ão inexistentes. Sabia que existem cremes para prevenir o chamado “pé de atleta”? Sabia que existe verniz para tratamento de micoses nas unhas, cuja eficácia preventiva é muito superior à eficácia em tratamento, que por vezes leva imenso tempo e pode mesmo exigir a toma de comprimidos como suplemento, nem sempre bons para o seu organismo? Os cuidados prévios são sempre os melhores.

No fundo, será o tratamento da água, e o seu próprio cuidado, que limitarão os riscos. O índice de alcalinidade, acidez e cloro (ou outras soluções existentes) tem de ser permanentemente controlado. Não é o aspeto da água que irá definir algo. A água mais transparente poderá não ser apropriada e servir de veículo condutor para mais problemas, seus e dos outros.

Nada como ir a um médico, caso desconfie de um problema, pois não há ninguém melhor para o aconselhar. Não tendo um profissional de saúde por perto, invista na prevenção.