Pode Instalar uma Piscina no seu Quintal, em Portugal?

download (33)

Uma piscina pode caber em qualquer quintal. Mas, antes do mais, cuidado! Uma piscina acima do
solo, podendo ser considerada uma construção amovível e por isso sem problemas legais equivalentes a piscinas enterradas, exige atenção quanto à área de implantação, cércea e distância face às download (33)vizinhas, entre outros fatores. Informe-se na Câmara Municipal do local em questão. A ideia de que as piscinas acima do solo (também chamadas piscinas de superfície) não são regidas por lei, decreto-lei, regulamento ou legislação municipal (variável entre municípios) está completamente errada, apesar de haver esse entendimento geral. Outra questão pertinente é que, podendo ser instaladas temporariamente em zonas de dimensão reduzida ou apenas para aproveitar a época “alta” do verão, não será recomendado desmontar e voltar a montar as estruturas rígidas demasiadas vezes, pois corre o risco de as debilitar seriamente.

A montagem de qualquer piscina deverá atender a condicionalismos como a exposição solar e a vegetação próxima, de forma a manter a sua limpeza e a protegê-la do vento.

Quanto a piscinas enterradas, existem variadas soluções, com diversos formatos e tamanhos. Nestas, a ajuda de um profissional e a especial atenção a questões legais serão a prioridade.

Retirar a escada sistematicamente, como medida de segurança de acesso à piscina, será suficiente para as piscinas acima do solo, mas não para as enterradas. Aqui todos os cuidados em termos de segurança nunca serão demais.

Coloque uma lona para cobertura protegendo toda a piscina, quando não estiver a ser usada, seja verão ou inverno, o que evita a evaporação e ajuda a manter a água limpa, diminuindo assim os custos gerais de manutenção.

Consoante a dimensão da piscina, considere enchê-la com a ajuda dos bombeiros (mas antes da plena época de verão, ou verá a sua disponibilidade comprometida). Informe-se de antemão sobre os custos da água por m3, não esquecendo de que a rede pública tem diferentes escalões tarifários com componentes fixas e variáveis e custos sempre galopantes, em função da quantidade utilizada.