Ficar em Forma com a Natação

download (37)

A natação é um exercício bastante completo, com o qual consegue queimar imensas calorias e assim manter a linha. No entanto, poderá fazer muito mais do que apenas perder peso, alcançando uma excelente forma física geral, visto que trabalhará todo o seu corpo, podendo mesmo escolher exercícios localizados, como trabalhar especialmente os download (37)braços ou as pernas. Nada como um instrutor para o aconselhar e ajudar a extrair o máximo de benefícios do treino.

Em geral, a queima de calorias será em média de 500 por hora. Tudo depende do seu ritmo, do estilo praticado (nadar em estilo de borboleta implicará um gasto calórico maior do que nadar de costas), entre outros fatores. Existem tabelas, bastante
gerais, com itens como “Crawl com intensidade lenta” durante cerca de 50 minutos. Utilizando aqui valores exemplificativos, o cálculo será: Fator 8 x Peso do Nadador 70 kg x Tempo de Atividade 50 minutos / 60 minutos = Cerca de 465 kcal. Borboleta e “Crawl” rápido já terão um fator de 11, apresentando assim uma queima muito superior de calorias. Mas tudo isto é bastante relativo. Fale com o seu treinador e nutricionista, se for a perda de peso que procura, sem esquecer que tem de gastar mais calorias do que aquelas que consome, dentro de uma dieta variada, mas saudável.

No entanto, nadar é muito mais do que queimar calorias! A boa forma física passa também pelo bem-estar físico e psicológico, que poucos desportos podem proporcionar de igual forma. E atenção, que pode ser praticada por pessoas com condicionalismos físicos, mas que ainda assim conseguem obter o que procuram: manter uma boa forma física e obter benefícios para os seus problemas de saúde. Não é por acaso que a natação é aconselhada para lesões, problemas nas articulações, postura corporal, força muscular, coordenação motora e muito mais. Ter uma boa forma física não passa apenas por queimar gordura nem por tentar conquistar uma medalha olímpica. O seu bem-estar geral, independentemente da idade, será o resultado!