Fatores a Considerar Antes de Começar a Nadar

u5903_602x312

Ir ao médico é altamente aconselhável, caso decida praticar natação de uma forma regular.

No caso das crianças, a ida ao pediatra deverá não ser descurada. Não apenas para se proceder a uma análise de rotina da saúde da criança, mas também para avaliar a existência das condições necessárias para começar a praticar nataçu5903_602x312ão, definindo qual a melhor idade para tal. O assunto é um pouco controverso, pois existem pediatras que aconselham a natação a partir dos 6 meses, enquanto outros a recomendam a partir dos 2 anos. Mas cada caso é um caso, sendo o pediatra a pessoa certa para o aconselhar. Siga igualmente as indicações do professor do seu filho, pois, como responsável pela coordenação da atividade, terá uma importante palavra, que não pode ignorar.

Em adulto, poderá começar a prática em qualquer idade. Um médico, juntamente com outros profissionais de saúde, poderá ajudá-lo a atingir os seus objetivos mais facilmente. Pretende perder peso ou apenas manter uma boa forma física?

Começará naturalmente por uma avaliação das condições de saúde gerais. Não existindo qualquer problema, poderá começar imediatamente, sendo que o médico ajudará a determinar o tipo de atividade mais indicado para si. Caso exista algum problema de saúde, o médico irá encontrar a melhor forma de usufruir da natação. Existindo uma gravidez, tal não impede que nade, apenas terá de o fazer mais suavemente, pois sentirá naturalmente mais cansaço.

Pressão arterial, doenças reumáticas, doenças de pele, entre muitas outras situações clínicas, poderão condicionar a prática da natação. Será o seu médico quem irá definir qual a melhor abordagem para si.

A asma não impede a natação, mas tenha atenção aos níveis de cloro quando em doses excessivas. Preste também atenção a possíveis alergias ao cloro, por vezes conhecidas apenas depois de iniciar a prática. Neste caso, saiba que imensas piscinas têm outras soluções tecnológicas que limitam o uso do cloro, como a ozonização da água ou a radiação ultravioleta.