Como Instalar Piscinas Acima do Solo em Portugal

8254613765_d135abf63e

Uma piscina acima do solo (ou piscina de superfície) é uma solução económica, com um custo muito menor do que o de uma piscina enterrada, conhecida pela sua rapidez e pela facilidade de montagem.

Antes do mais, considere se quer ajuda profissional para a instalação ou se prefere fazê-la sozinho.8254613765_d135abf63e A primeira opção oferece garantia-extra em termos do resultado final, com uma instalação personalizada e assistência posterior, o que não é de descurar. Caso prefira fazê-la sozinho, procure obter o máximo de informação possível antes de pôr as mãos à obra, evitando assim desperdício de tempo e soluções de instalação que mais tarde poderão causar grandes aborrecimentos.

Geralmente, uma a duas pessoas serão suficientes para proceder à montagem sem recorrer a ajuda profissional. Leia primeiro as instruções do fabricante e obtenha conselhos, pois cada piscina é um caso concreto. Em princípio, tudo o que é necessário virá incluído, mas atenção, pois serão necessárias pequenas ferramentas e alguns itens-extra (nomeadamente, chave de parafusos, chave inglesa, nível, fita teflon). No geral, podemos identificar o básico aplicável a inúmeros modelos de piscinas acima do solo: proximidade de um ponto de água (entrada), uma tomada elétrica, esgoto (saída de água), local soalheiro sem árvores perto e distância relativamente à propriedade dos seus vizinhos. Um chão regular e nivelado, sem imperfeições, de preferência com um tapete para proteção, é algo essencial. Para a montagem, as indicações gerais serão:

  • Estenda o “liner” de forma a este estar preparado (para o colocar posteriormente);
  • Coloque a manta no chão que irá proteger o “liner”;
  • Monte o perfil inferior, a escada e a chapa de aço envolvente;
  • Fixe o “liner” às chapas e coloque o “skimmer”. O “liner” deverá ser aplicado uniformemente e perfeitamente centrado. Insira um pouco de água e verifique a instalação, especialmente a colocação do “liner”;
  • Coloque perfis verticais e bordo superior;
  • Acabe de instalar o “skimmer” e a depuradora.

Assim parece fácil, mas todo o cuidado prévio, tal como durante a montagem, é fundamental.

(Finalmente, use a escada e nunca o bordo superior para acesso. Retire a escada após uso, para assegurar a segurança infantil).