Benefícios de Nadar em Portugal

Portugal é um país rico em zonas onde se pode nadar. Escolha desde belíssimas praias, até praias fluviais, lagoas e piscinas. O importante é descobrir os sítios mais excitantes, com uma envolvência própria. O benefício direto é um enorme aumento da boa disposição.

No continente, existem praias a Norte, geralmente com maior ondulação, que permitem mergulhar atravessando as ondas e namadeira_3dar num revigorante exercício. Cuidado com as correntes e respeite as bandeiras e indicações dos nadadores-salvadores, mesmo que seja um nadador experiente. Mais para Sul, e até ao Algarve, o mar será mais calmo, por vezes uma verdadeira piscina! Nade à vontade, com todos os benefícios ineren
tes a este exercício, incluindo a presença de químicos naturais, que em conjunto funcionam como admiráveis catalisadores para a saúde.

Nos Açores, encontra mar e muito mais. Experimente nadar com golfinhos, em lagoas de origem vulcânica ou numa piscina de água quente (natural) no Hotel Terra Nostra. Para esta piscina leve um fato de banho usado e não se preocupe com a cor amarela da água: é mesmo assim, devido à sua composição química.

As praias na Madeira e em Porto Santo são excelentes, por a temperatura ambiente ser muito parecida com a da água e o mar ser extremamente calmo.

Sobre piscinas (naturais e termais), não há muito a dizer. São excelentes e espalhadas por todo o país. Destacamos as termais, não só pelo exercício que possibilitam, mas porque disponibilizam outros tratamentos, reconhecidos pelos seus benefícios, que variam de terma para terma, com águas diferenciadas. De forma exemplificativa:

  • Termas de Vizela: para tratamentos reumatológicos. Piscina aquecida, onde pode mobilizar as articulações. Excelente, porque a praia pode ser contraindicada em alguns casos;
  • Termas do Gerês: Nadar é bom para os diabetes. Aqui, pode praticar hidroginástica na piscina e complementar o exercício com outros tratamentos;
  • Termas de São Vicente: Para a bronquite e para disciplinar a respiração, em casos de asma. Estas termas têm águas para isso e muito mais, na piscina dinâmica termal, próxima de jardins, parques naturais, museus. A forma perfeita de terminar o dia é fazendo uma pausa para descontrair numa esplanada.