Apresente-se à Natação

images (4)

A natação é um dos mais completos exercícios que pode desenvolver. Além dos seus diversos benefícios, é recomendada para todas as idades.

Nos adultos, existem três níveis, que não só indicam o conhecimento existente, cimages (4)omo também a distância média nadada: Adulto Iniciante (pelo menos 500 metros), Adulto Intermédio (nada mais de 1000 metros) e Adulto Avançado (já domina os quatro estilos e nada mais de 2000 metros por aula).

Os 4 estilos de natação são: Borboleta (ou Mariposa), Bruços (ou Peito), Costas e “Crawl” (ou Livre). “Medley” é a modalidade que conjuga os 4 estilos.

Necessitará de um traje para natação, de preferência em material resistente ao cloro/sal, touca (de preferência, em silicone), óculos e uma toalha de praia. E está pronto para começar! Só falta escolher um local do seu agrado.

Antes de iniciar o treino, comece pelo aquecimento, nadando suavemente durante 10 minutos. Após o treino, acabe com relaxantes alongamentos e assim evitará possíveis lesões, reduzindo a tensão dos músculos.

Uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental. Uma a duas horas antes do seu treino, ingira água e carboidratos numa leve refeição. Evite gorduras ou fazer o exercício em jejum. Durante o treino, ingira água durante as pausas, evitando assim a normal desidratação. Há bebidas que contêm carboidratos excelentes, que lhe atenuarão o cansaço, prolongando a atividade. Após o treino, consuma alimentos ricos em carboidratos, lipídeos e proteínas, de forma a repor nutrientes e a promover a recuperação dos músculos.

Caso esteja a iniciar esta atividade, é de todo recomendável inscrever-se em aulas de natação. O seu professor irá orientar da melhor forma os treinos, auxiliará no domínio das técnicas envolvidas e assistirá com exercícios corretivos, caso necessite deles. Nas primeiras sessões, preocupe-se com aprender e não com as distâncias percorridas. Não utilizar as técnicas corretas implicará um cansaço enorme desnecessário e desmotivador face às distâncias efetivamente realizadas. Um exercício educativo mal apreendido desde o início consolidará estilos de natação incorretos. Aprenda primeiro da forma correta e só depois passe ao treino.